domingo, 18 de janeiro de 2009

Professores

Durante toda minha vida escolar eu sempre me dei muito bem com os meus professores, eu sempre fui uma boa aluna (nunca fui uma nerd, mas me virava bem!rs!) e sempre gostei de cultivar uma boa relação com os professores (a gente nunca sabe quando pode precisar deles!rs!). Lembro com carinho dos meus professores, às vezes com uma certa nostalgia. Mas nunca tive uma relação de amizade tão grande quanto a que tenho com um professor da época do colegial, meu ex-prof de física e grande amigo Carlito. Alias, professor é meio estranho porque não só pra mim, mas pra todos os alunos ele sempre foi mais um da galera!
Quando eu entrei no colégio, no primeiro ano do colegial, meus amigos, que já estudavam lá, já foram me falando que esse professor era super gente fina, que ele ajudava os alunos, que as aulas dele eram bem animadas, enfim o professor dos sonhos de qualquer aluno. Nunca conheci um aluno sequer que tivesse falado mal dele, ou que não tivesse gostado dele. A sua fama já o precedia. Mas como eu nunca acreditei em contos de fada fiquei apreensiva e ansiosa esperando pra ver qual era a dele. E quando o conheci e assisti a sua aula foi exatamente como me disseram, ele deixou todos super a vontade, brincou sem nos deixar perder o respeito por ele, foi muito legal! Eu simplesmente adorei a aula e a partir daí comecei até a gostar um pouquinho de física!(só um pouquinho neh Cacá! rsrsrs!).
Com o passar do tempo a amizade foi crescendo e se fortalecendo. Nós comemorávamos o aniversário dele todo o ano! Minha mãe era a responsável pelo bolo, que ela fazia com todo carinho, já se sentia intima dele sem nem ao menos tê-lo conhecido!rs! E aí pronto era uma farra!!
Fomos até um pouco responsáveis pelo namoro entre ele e nossa querida amiga e professora de informática Queli, outra professora maravilhosa e amiga incrível. Queli entrou no colégio no mesmo ano em que eu entrei, era a professora nova, logo de cara fizemos uma grande amizade, ela sempre nos ajudava em tudo, nos trabalhos, nas aulas, etc. E além disso sempre esteve com o ombro amigo a disposição, ela sempre tinha um ótimo conselho para os meus conflitos adolescentes!rsrsrs!! E mais uma vez essa relação de amizade foi crescendo. Todos os adoravam e eles retribuíam isso. Carlito sempre dizia que aquela era a melhor turma que ele já havia lecionado, e isso nos enchia de orgulho!!!
E foi assim durante os três anos em que estudei no Colégio Guiomar Pereira, as aulas eram divertidíssimas, a gente fazia horrores, e ele nos acompanhava!! Conversávamos como se nos conhecêssemos há anos, riamos, falávamos mal dos outros, riamos mais, estudávamos, sim! Nós estudávamos também, de uma forma mais legal que a convencional, mas aprendíamos bastante. Nunca mais vou me esquecer das formulas de física por causa de um macete que ele nos ensinou, mas que é melhor deixar em segredo!!
S= So + Vot + at²/2 ( Soraya sortuda você ...rsrsrs!!)
V = Vo + at (Vovôs e Vovós adoram ... rsrsrs!!)
Etc.

Mas eu acho que nós aprendemos muito mais do que os livros podem nos ensinar, estávamos numa fase nova, era um passo para a vida universitária, para o início da vida adulta e com ele, com Queli e com outros grandes professores nós aprendemos o valor de uma grande amizade, aprendemos a contar com o outro, aprendemos a nos tornarmos disponíveis, aprendemos a fazer as coisas em grupo, aprendemos que a vida sempre pode ser divertida se você fizer por onde.
Eu até hoje considero esses três anos os melhores da minha vida, vivi de tudo naquela escola, me conheci, moldei a minha personalidade, aprendi muito, fiz grandes amigos que pretendo levar pra vida toda, e Carlito é um deles.
Um grande e querido amigo que se forma hoje pela segunda vez. Dessa vez pelo curso de Geologia da Universidade Federal da Bahia. E vocês devem imaginar o tamanho da minha felicidade! Ele já cursava geologia quando dava aula lá no colégio, então vimos todo o processo, e poder ver esse processo tão importante na vida dele ser concluído é muito bom, me enche de orgulho e felicidade!!
Infelizmente (e bota mente nisso!) eu não pude ir a sua formatura, queria lhe dar um forte abraço e dizer que estou muito feliz por ele, dizer que desejo toda felicidade do mundo pra ele, que torço para que a cada dia ele conquiste mais e mais coisas, e olha que ela já está começando em ótimo estilo!! Queria dizer que torço muito por ele e Queli, porque sei o tamanho do amor deles! Queria dizer que tenho certeza que o caminho dele sempre será rodeado de muitas felicidades, aqui, no Rio, ou em qualquer lugar, porque ele merece! E como não fui, deixo todos esse meus desejos registrados aqui, para que ele possa ver!
Cacá desculpa a minha ausência, to te devendo essa! Vou até esquecer da minha caixa de chocolate pra ficarmos quites!rsrsrsrs!!
Saiba sempre que essa aluna aqui, sua amiga de sempre torce muito por você e vibra a cada conquista sua!! E que se você sumi de Salvador o bicho vai pegar pro seu lado!!rsrsrsrs!!!

Que todos possam ter a sorte de ter professores tão queridos como eu tive. Faz toda a diferença!

Um grande beijo e até próxima!

23 comentários:

Pod papo - Pod música disse...

Oi Monique!
O teu professor me lembrou um excelente professor que eu tive na sexta e sétima série. Ele se chamava Cláudio e era professor de ciências, ele era super bacana, impressionante como ele conseguia prender a nossa atenção e na hora do intervalo quando ele aparecia lá no pátio da escola todo mundo o redeava, todo mundo queria ficar conversando com ele. Adorei a maneira que teu professor ensinava as fórmulas de física, rsrs.. extremamente criativa e muito mais fáceis de aprender. Eu acho muito bom professores assim, tem professores que até fazem músicas, levam os alunos em parques, museus, etc..tudo para que o aluno aprenda melhor!
Professores assim fazem toda a diferença mesmo!

Beijão!

Nina disse...

Que delícia Nique! Eu tbm tive professores bem legais, nunca nenhunzinho virou amigo, mas moram no meu coracao até hj... tive dois que marcaram minha vida, um há muuuuuitos anos e um outro, nos últimos anos da faculdade...

bom demais!

Pelos caminhos da vida. disse...

Eu já não tive a mesma sorte que a sua,mas vc Caca e Queli(meus parabéns)nota mil para vcs,muitos professores deveriam se espelhar em vcs,ai quem sabe acabaria muitos problemas entre professor e aluno.

Uma linda segunda-feira para vc amiga.

beijooo.

Carla Rosso disse...

Que post mais lindo Mo! Me emocionei, rs!
Eu tive uma professora que foi mais que especial pra mim,mas não sei mais nada dela e até hoje isso me dói! Queria tanto vê-la novamente!
Muita sorte pro Carlito e que ele tenha muito sucessso na vida!
beijos

Carô disse...

Que legal! eu acho muito importante essa relação Aluno e professor, assim tudo fica mais fácil!
beijo :*'

Da Silva disse...

Eu que estou começando agora a dar aulas, quero ser um professor desse tipo. Que cultive uma relação legal com os alunos, dentro e fora de sala de aula.

Beijos

SGi/Sonia disse...

Tive um professor de português que devo minha vida a ele heheheheh
ele me apresentou ao Machadão, veio com uma lista de livros no começo da 7ª série, e lá estava o Machadão. Vou ser sincera nunca, nunquinha mesmo eu saberia dizer o que havia feito Machado de Assis para merecer um nome na rua do Bairro onde ficava minha escola, é uma paixão duradora, começou aos meus 12 e segue até hoje nos meus quase 36...

Beijins:*

Claudia Pimenta disse...

oi monique! linda homenagem! bjs, querida!

Larissa disse...

Olá! Olha, tbm tenho certos professores bem marcantes! As melhores aulas... acho que o segredo para um professor se tornar inesquecivel é o amor que ele sente ao dar uma aula. Percebi isso em certos professores meus (assim como também percebi o contrário).
Massa a homenagem!
;D
=**

Conde Vlad Drakuléa disse...

Doce lobinha querida, quando existe essa interação aluno-professor ensinar e ser ensinado se torna algo mágico, algo a respeito do qual em vários momentos sentiremos saudades e nostalgias... Tive várias professoras lindas pelas quais me apaixonei, era impossível evitarm sempre me apaixonava pelas minhas professoras, o que me dificultava em muito a atenção no que elas diziam, heuheheuhhe... Sempre que tinha uma professora feia, eu passava de ano rapidamente, sem recuperação, quando era uma deusa, heuhehehe, repetia umas duzentas vezes a mesma série! Eu era terrível! não prestava muita atenção nos professores mas tinha bons amigos entre eles... Época mágica essa! Muitas saudades ^^ Obrigado por trazê-la de volta lobinha! Beijocas do conde :)

Sarinha disse...

Tenho professores q até hj sao especiiiaiis demaiis!
bjuuus

Patti disse...

Hoje houve greve global dos profesores no país inteiro.
Reivindicam melhores condições de trabalho e neste caso específico têm razão.

JIME disse...

Nossa, o teu relato me fez voltar ao tempo. Quantas coisas boas que marcam as nossas vidas e que ficam só nas lembranças guardadas com carinho.
Beijos enorme.

Anônimo disse...

ah os macetes.. aprendi macete com professores de fisica que eram so na base da putaria.. e so assim aprendiamos.. PV = NRT [puta velha nao rejeita tarado e dai por diante].. eu ja fui a fim de dois professores meus, mas nunca mantive amizade longa e duradoura com nenhum deles, infelizmente.. é legal esse laço entre professor e aluno, e eu sinto falta da minha epoca escolar as vezes.. eu trabalhava numa empresa onde eu descobri depois que meu professor de quimica do 3 ano colegial era sobrinho do dono, e é uma empresa de quimica.. ele me reconheceu [isso em 2004, terminei o colegial em 2001] e ficou muito feliz por saber que eu segui a carreira da quimica.. isso foi tao legal pra ele, me senti feliz com isso..

bjo Moniquinha!!!

Cadinho RoCo disse...

Ter bom professor é pra lá de importante.
Cadinho RoCo

Sammyra Santana disse...

Nossa, acho fantástica essa relação de amizade que existe entre professor e aluno.
Tenho grandissíssimos amigos que forma meus professores e, é verdade, a gente aprende até a gostar mais da matéria por causa deles, aprender se torna muito mais fácil!
sempre tive pavor a matemática em geral, mas uma professora de matemática (que até hj é uma grande amiga e muito, muito querida) conseguiu a proeza de me fazer gostar e (pasme!) achar até fácil aprender aquele monte de formulinhas! Resultado: eu q odiava matemática, qd fiz vestibular, fechei a prova! acertei todas! graças a Katia Nassif, a melhor professora d ematemática q já vi no mundo! =D
Beijo, nique!

Thiago Laurentino disse...

Perdi professores maravilhosos esse ano :(

Assim como você, me dou muito bem com eles também...
E ah, obrigado pelos selos tá?
Beijão

Amanda Marina ♥ disse...

Nossa, sabe que esse incio serviria certinho pro meu prof de história? Pena que ele não vai mais dar aula pra mim =( É tão bom quando a gente encontra profs legais assim!

PS: Adorei o post da Xuxa! Muito fofa ela!!

Beijos*

Anônimo disse...

Oi Monique...
gostei da história, principalmente dos macetes...rsrsrs..vou esperar algum professor do gênero..bjs

Mandy disse...

hauhauhau

disse tudo mocinha.

Quem chegar primeiro leva!

rsrsrs

Obrigadinha pelo comentário...

BjO.

Martinha disse...

É muito bom quando temos professores assim na nossa formação escolar! Estudar é sempre muito mais motivante e aprendemos não só um conjunto de assuntos, a matéria, mas também valores importantes como a amizade. Também tive um professor no secundário, que apesar de mostrar sempre distanciamento aos alunos, era muito acessível, mostrava-se sempre disponível para tirar as nossas dúvidas, explicações adicionais e mostrava-se sempre acessível, podíamos contactá-lo sempre. Estudar História da Cultura e das Artes com ele foi mais interessante :P
Beijinho Monique *

Janelas do Rosto disse...

Que bonita homenagem, me bateu nostalgia, aquela época foi muito boa! Que Carlitinho seja muito feliz nesse novo caminho!

Peter Pan disse...

Simplesmente, terno e fantástico este Post lindo.
Como adoraria ser como o seu brilhante e exemplar Professor.
Beijinhos

peter pan

Repleto de sensatez, lucidez e magia bela.
Adorei!
Linda amiga gigante, obrigado!