terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Não nos julgue por seus atos!

Olha, eu não queria me posicionar sobre o caso da advogada Paula Oliveira, a investigação está em curso, muitas coisas estão sendo ditas e nem metade está sendo provada. A mídia, pra variar, caiu em cima, afinal esse episódio é um prato cheio. E no mais ninguém ainda pode afirmar nada, apesar de muitos insistirem em publicar falsas verdades.
Mais não foi isso que me motivou a vir aqui escrever sobre esse caso, o que me irritou foi o fato de jornalistas suíços terem feito fortes acusações sobre o Brasil, o qual eles consideraram “entre os Estados com maior índice de xenofobia: 72% [dos brasileiros] são, segundo pesquisa, contra a recepção de estrangeiros”.
E eles não pararam por aí, afirmaram também que “a gravidez inventada, segundo se conta, seria artifício comum entre as brasileiras para pressionar maridos e companheiros".
Vamos partir da hipótese de que a advogada Paula Oliveira simulou a gravidez e se auto-flagelou, ela representa um cidadão brasileiro e não toda uma nação, é justo e ético acusar um país pelo ato de um só cidadão?
E antes que muitos digam que o Brasil fez isso ao acusar a Suíça de xenofobia nesse mesmo caso, eu discordo, diferente de muitos que agora se voltaram contra o governo, e olha que eu adoro criticar, principalmente o governo, mas nesse caso acho que eles tomaram as medidas corretas, porque se for provado que ela realmente foi agredida ou se não houvesse dúvidas em relação a versão que ela conta todos iriam cobrar do governo medidas e ações drásticas. E o que eu li até agora foram pedidos de esclarecimento e de empenho nas investigações para, caso ela não esteja mentindo, prenderem os três supostos skinheads.
Agora se a imprensa brasileira e mundial saiu acusando a Suíça, e não os três supostos criminosos, aí a culpa não é do Brasil, certo?!
Veja que contradição: eles acusam a imprensa brasileira de veicular regularmente “notícias de fatos totalmente inventados, acusações que já destruíram a vida de outras pessoas”, o que não é de todo mentira, mas fazem o mesmo ao acusarem o Brasil de estar entre os estados mais xenófobos.
Muito me surpreende esse comentário ser vindo de jornalistas Suíços, afinal todos sabemos que a Suíça não é o país mais hospitaleiro do mundo em relação a estrangeiros, além da forte influência do Partido Popular da Suíça SVP-UDC, que é muito radical em sua posição em relação aos imigrantes.
Passeando pela internet eu encontrei essa matéria falando sobre um cartaz da campanha eleitoral de 2007 do Partido Popular da Suíça SVP-UDC, o cartaz traz o desenho de ovelhas, três dessas ovelhas estão em cima da bandeira da Suíça, e estas ovelhas estão dando uma patada numa ovelha negra, colocando-a para fora da bandeira.
O SVP é o partido que tem a maior bancada no parlamento suíço e tem participação na coalizão de governo do país. E esse mesmo partido defende “a abolição das leis que proíbem o discurso racista, já que atentariam contra a livre expressão”.
E os jornalistas Suíços dizem que nós brasileiros é que somos xenófobos.
Me desculpem os Suíços, eu sei que felizmente muitos ou a maioria de vocês não compactuam com esses posicionamentos, mas é ridículo e hipócrita ter vindo de jornalistas Suíços essas graves acusações contra o Brasil.
Justo o Brasil que é conhecido pela imensa hospitalidade para com os estrangeiros, que eu considero em inúmeras vezes até exagerada. Tanto que muitos estrangeiros de tão bem tratados resolvem até ficar por aqui, adotam essa nação como lar, e por aí vai...
O Brasil, uma nação formada pela mistura das mais diversas etnias, por favor neh! Essa de xenofobia não colou!

Eu torço para que esse caso seja esclarecido o mais rápido possível, e torço também para que os jornalistas e os responsáveis pelos veículos de comunicação sejam mais éticos e responsáveis com as informações que divulgam. Não vão repetir o erro dos outros.

E fim de papo!

******

Amigos blogueiros e leitores, se tempo é dinheiro eu sou paupérrima.
Tenho tido muito pouco tempo para o blog, e mais uma vez sumi do mapa, sei que isso vem acontecendo com freqüência e que sempre volto com a desculpa do tempo e com a mesma promessa de maior dedicação, mas é que realmente tenho estado sem tempo, e me esforço para me dedicar, mas o meu relógio parece que está sempre acelerado.
Estou no olho do furacão no momento e deve levar algum tempinho para as coisas se acalmarem, acabei de iniciar minha faculdade de Jornalismo e ainda estou me habituando e me organizando com minhas obrigações estudantis, muitas coisas estão acontecendo aqui em casa, o carnaval está batendo na minha porta, enfim, tudo acontecendo ao mesmo tempo e só 24 horas por dia para lidar com essa confusão.
Além da dor que resolveu voltar a me visitar por esses dias.
Sejam pacientes meus amigos, já, já estou de volta, assiduamente como de costume!
Vou postar os selos que ganhei no próximo post (que vai ser depois do carnaval), e desde já: muito obrigada a todos!

Um grande beijo e até a próxima!

25 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi monique! este caso está uma verdadeira confusão... sempre fico preocupada qdo um evento vira a representação de um todo... vamos esperar e ver o desenrolar dos fatos... mudando de assunto, espero que vc curta mt a faculdade... e o carnaval! bjs, querida!

Patti disse...

Realmente aqui nas notícias em Portugal, passou a ideia de que a polícia estaria com dúvidas acerca das acusações dela.

JIME disse...

Concordo com voce.
Abusam só porque somos do terceiro mundo ou porque somos brasileiros.
Tá demais...
Beijos e um bom Carnaval pra voce.

Da Silva disse...

O pior é que esses partidos racistas e xenófobos têm apoio de amplas parcelas da população, não só na Suíça, mas por toda Europa.

Pelos caminhos da vida. disse...

Caso bem complicado,nem vou dar minha opinião amiga.

Qto ao seu sumicinho,eu te entendo,faculdade toma muito tempo,mas estarei te esperando ok?não me esquecerei de vc.

Mais um presente pra vc la no blog.

beijooo.

Rafael Abreu disse...

Acho que realmente ela não estava gravida... pois a medicina consegue comprovar isso facilmente pois uma gravidez altera toda a estrutura do corpo humano... fisiologicamente e anatomicamente... e o laudo partiu de uma grande autoridade no assunto... agora tem que se apurar se ela pensava estar gravida realmente... pq se ela jah mentiu ai de caso pensado.. acho que todo o resto tem grande possibilidade de ser mentira tbm.... acho q os jornalistas brasileiros fazem mto aue tda vez que morre um brasileiro fora do pais... pq a violencia existe em tdo lugar e infelizmente esses casos acontecem... no Brasil mesmo um monte de turistas sao vitimas de violencia... pow aquele braileiro morto no metro de londres... uma simples fatalidade... o policial fez o mal... kerendo fazer o bem e isso acontece... e se o brasileiro fosse mesmo um terrorista suicida e tivesse com o corpo cheio de bombas... uma ação mais cautelosa poderia ter matado um monte de gente... naum acho certo crucificarem o tal policial por isso... ele no maximo agiu por impulso e naum por ma indole... claro que tem que ser revisto o treinamento que esses policias recebem... mas botar um cara desses na prisao acho que seria exagero...

Nina disse...

eu nao acredito, acabei de escrever um comentario enorme e deu erro sumindo tudo,ahahaahah, era tao grande que até cansei e nao posso repetir. que ódio!

bom, deixa pra lá, já esculhambei tudo e todos no outro coment, que nao saiu, rsrs e agora que passou a raiva, so me resta dizer: boa sorte nas aulas pequena!

João Bertonie disse...

Brasil xenofobico?
KKKK
O Brasil não pode ser isso aí porque é uma mistura de várias 'raças', culturas e coisa e tal e tal e coisa ok. Logo meu Brasil que é conhecido pela sua hospitalidade D: Amagad...
Bom, eu tenho um certo preconceito contra a Europa e EUA, perdoe-me Tio Sam, já que eles são tão 'hostis' com nós latinos e africanos.
Tá certo. Se essa meninë que foi espancada (ela foi espancada?) Tô por fora da noticia, não sou um bom jornalista e nem um bom espectador) estiver mentindo mesmo sobre a grávides e coisa e tal e tal e coisa, que pena. Que pena, eu fiz tudo por você... . Mas não é só por uma mancada de uma brasileira que o país inteiro leva a fama.
Nunca fui muito fã da Suíça. Ainda mais agora.
next...


beigos mil e aparece DD:

Anônimo disse...

não sei nem o q pensar sobre o caso...
cada um fala uma coisa e fica dificil de sabermos a verdade... mas tem que ser muito louco pra fazer em si mesmo o que a Paula fez ou o que dizem que ela fez, não sei ao certo, mas se ela fez só pode ser doente da cabeça.... tambem torço para que se resolva logo este caso...


***

sei bem como é falta de tempo pra postar no blog e mante-lo bonitinho.... :)

Bjs

BlueVelvet disse...

Estás coberta de razão no que escreveste.
Há que apurar a verdade, é facto, mas eu conheço os dois países.
Aliás vivi no Brasil vários anos e não há povo mais hospitaleiro com turistas e emigrantes.
Já a Suiça é exactamente o contrário.
Como tu dirias, fim de papo.
Beijinhos

Sammyra Santana disse...

Que bom que gostou, flor!
Fico tão, tão feliz por isso...
eita e o carnaval aí, bombando né?
eu não gosto muito de carnaval, prefiro ficar no carnacasa, vendo montes de filmes e comendo a boa e velha pipoquinha, rsrs!
quanto ao caso da advogada... muita coisa mal explicada, e estou propensa a acreditar que a moça deve ter algum distúrbio mesmo. mas concordo plenamente com vc, não há sentido algum em generalizar!
que negócio é esse de avaliar o povo brasileiro pelo comportamento de uma só pessoa?
ridiculo!!!
bom, mas se diverte bem muitão aí, viu?
Beijo

Nina disse...

Querida sua cartinha chegou!!!!!
adorei adorei adorei! Obrigada de coracao, logo respondo, ok?
Beijao

Anônimo disse...

Tem muita razão nas questões que levanta. A comunicação social não pode contribuir para crucificar as pessoas na praça pública. Isso não é jornalismo, mas infelizmente também acontece por cá e um pouco por todo o mundo.
PS: deixei-lhe um desafio no Rochedo. Espero que aceite, apesar de eu me estar a portar mal e ainda não ter respondido ao seu. Este fim de semana trato disso, está bem?

Janelas do Rosto disse...

Enfim foi exclarecido o episódio da brasileira. Sobre as ofenças vindas da Suiça é muito lamentável! No entanto, a imprensa é especialista em histórias inventadas e calúnias, acusar uma pessoa como um todo é muito chato, mas eles -os jornalistas suiços- não foram os primeiros nem os últimos a ter este tipo de comportamento.

Renata disse...

Ética, Monique. Você falou tudo. É isso que falta no mundo. E no mundo todo, infelizmente. Essa é a bandeira que precisamos levantar. A bandeira da ética, da responsabilidade, individual e social. A bandeira das garantias individuais que somente pode ser levada a meio-mastro quando direitos da coletividade se demosntram ainda mais importantes para o Bem Comum...

Discurso de professora de Direito Constitucional e Administrativo, não liga não..rsssssss...

Beijo grande!

Renata.

Sabrina Jung - Quadros Retrô disse...

Bom carnaval, Monique!!!
Um pouquinho de confete pra vc!!
..::::.::...:::::..:::..:::
Bjokas!!!

Sarinha disse...

Excelente carnaval pra vc queridaa!!!

E quanto ao caso acima, acredito que mídia tem feito a sua 'mascará' no caso..
bjao sumidaa

Anônimo disse...

Já tou por aqui com esse caso. Sinceramente, que resolvam logo isso sem meter o diacho sempre da mídia no meio..

Seja o que for, espero que a verdade seja esclarecida e a(os) culpada(os) nos seus devidos lugares!!

JIME disse...

Oi!
Tem selinho pra você.
Beijos.

João Bertonie disse...

Tem selinho pra ti, bjs

Larissa disse...

É um caso complicadíssimo. E sempre tive meu pé atrás, pois as acusações do governos suíço eram seríssimas.
Pena que o diagnóstic não foi favorável à Ana Paula.

P.S Sempre pensei que você ou fizesse facu de jornalismo ou já fosse uma (de certa forma é quase).
Você terá grande sucesso nessa área, com certeza. Mas não nos deixe aqui por muito tempo ;)

=***

Amanda Marina ♥ disse...

Ainda estou tentando entender o porque disso!
Porque ela fez isso ou porque fizeram isso com ela!

Tá sumida eein?!
Mas a gente te espera :D

Beeijos*

Sabrina Jung - Quadros Retrô disse...

Só tenho uma coisa pra te dizer: tu vai ser uma ótima jornalista!
Quanto ao Brasil ser xenófobo?? Tenho que rir, porque na minha opinião o brasileiro se abre (pra não usar uma frase mais baixa) pra tudo e todos que vêm de fora!
E não dá valor para o que é nosso.
E o carnaval em Salvador, já terminou??
Bjo menina querida!!!!

Anônimo disse...

Parabéns Monique, realmente é uma crítica bem construtiva a respeito da ação dos jornalistas suíços...para que se possa veicular uma informação é preciso acima de tudo ética e bom senso..

boa semana...[]s

TeddyLover disse...

Fizeste muito bem em desabafar e expores o que pensas. Ora essa!!!...Brasil xenófobo, não lembra ao diabo. Há lá País com maior mistura de raças que esse...???...Entendo-te e dou-te toda a razão. Quem não se sente, não é filho de boa gente.
Beijinho