Mais não foi isso que me motivou a vir aqui escrever sobre esse caso, o que me irritou foi o fato de jornalistas suíços terem feito fortes acusações sobre o Brasil, o qual eles consideraram “entre os Estados com maior índice de xenofobia: 72% [dos brasileiros] são, segundo pesquisa, contra a recepção de estrangeiros”.
E eles não pararam por aí, afirmaram também que “a gravidez inventada, segundo se conta, seria artifício comum entre as brasileiras para pressionar maridos e companheiros".
Vamos partir da hipótese de que a advogada Paula Oliveira simulou a gravidez e se auto-flagelou, ela representa um cidadão brasileiro e não toda uma nação, é justo e ético acusar um país pelo ato de um só cidadão?
E antes que muitos digam que o Brasil fez isso ao acusar a Suíça de xenofobia nesse mesmo caso, eu discordo, diferente de muitos que agora se voltaram contra o governo, e olha que eu adoro criticar, principalmente o governo, mas nesse caso acho que eles tomaram as medidas corretas, porque se for provado que ela realmente foi agredida ou se não houvesse dúvidas em relação a versão que ela conta todos iriam cobrar do governo medidas e ações drásticas. E o que eu li até agora foram pedidos de esclarecimento e de empenho nas investigações para, caso ela não esteja mentindo, prenderem os três supostos skinheads.
Agora se a imprensa brasileira e mundial saiu acusando a Suíça, e não os três supostos criminosos, aí a culpa não é do Brasil, certo?!
Veja que contradição: eles acusam a imprensa brasileira de veicular regularmente “notícias de fatos totalmente inventados, acusações que já destruíram a vida de outras pessoas”, o que não é de todo mentira, mas fazem o mesmo ao acusarem o Brasil de estar entre os estados mais xenófobos.
Muito me surpreende esse comentário ser vindo de jornalistas Suíços, afinal todos sabemos que a Suíça não é o país mais hospitaleiro do mundo em relação a estrangeiros, além da forte influência do Partido Popular da Suíça SVP-UDC, que é muito radical em sua posição em relação aos imigrantes.
Passeando pela internet eu encontrei essa matéria falando sobre um cartaz da campanha eleitoral de 2007 do Partido Popular da Suíça SVP-UDC, o cartaz traz o desenho de ovelhas, três dessas ovelhas estão em cima da bandeira da Suíça, e estas ovelhas estão dando uma patada numa ovelha negra, colocando-a para fora da bandeira.
O SVP é o partido que tem a maior bancada no parlamento suíço e tem participação na coalizão de governo do país. E esse mesmo partido defende “a abolição das leis que proíbem o discurso racista, já que atentariam contra a livre expressão”.
E os jornalistas Suíços dizem que nós brasileiros é que somos xenófobos.
Me desculpem os Suíços, eu sei que felizmente muitos ou a maioria de vocês não compactuam com esses posicionamentos, mas é ridículo e hipócrita ter vindo de jornalistas Suíços essas graves acusações contra o Brasil.
Justo o Brasil que é conhecido pela imensa hospitalidade para com os estrangeiros, que eu considero em inúmeras vezes até exagerada. Tanto que muitos estrangeiros de tão bem tratados resolvem até ficar por aqui, adotam essa nação como lar, e por aí vai...
O Brasil, uma nação formada pela mistura das mais diversas etnias, por favor neh! Essa de xenofobia não colou!
Eu torço para que esse caso seja esclarecido o mais rápido possível, e torço também para que os jornalistas e os responsáveis pelos veículos de comunicação sejam mais éticos e responsáveis com as informações que divulgam. Não vão repetir o erro dos outros.
E fim de papo!
******
Amigos blogueiros e leitores, se tempo é dinheiro eu sou paupérrima.
Tenho tido muito pouco tempo para o blog, e mais uma vez sumi do mapa, sei que isso vem acontecendo com freqüência e que sempre volto com a desculpa do tempo e com a mesma promessa de maior dedicação, mas é que realmente tenho estado sem tempo, e me esforço para me dedicar, mas o meu relógio parece que está sempre acelerado.
Estou no olho do furacão no momento e deve levar algum tempinho para as coisas se acalmarem, acabei de iniciar minha faculdade de Jornalismo e ainda estou me habituando e me organizando com minhas obrigações estudantis, muitas coisas estão acontecendo aqui em casa, o carnaval está batendo na minha porta, enfim, tudo acontecendo ao mesmo tempo e só 24 horas por dia para lidar com essa confusão.
Além da dor que resolveu voltar a me visitar por esses dias.
Sejam pacientes meus amigos, já, já estou de volta, assiduamente como de costume!
Vou postar os selos que ganhei no próximo post (que vai ser depois do carnaval), e desde já: muito obrigada a todos!
Um grande beijo e até a próxima!